AELO comemora pacote bilionário para habitação e desenvolvimento urbano lançado pelo Governo de SP
- Vera Moreira Comunicação

- há 19 minutos
- 2 min de leitura
No dia 4 de fevereiro, o Governo do Estado de São Paulo anunciou um pacote de cerca de R$ 6,4 bilhões voltado à habitação popular e ao desenvolvimento urbano, considerado o maior investimento do setor já realizado no estado.
A iniciativa integra o programa Casa Paulista e prevê a construção de aproximadamente 37 mil novas moradias, além de ações estruturantes para qualificar o ambiente urbano em diferentes regiões paulistas.
Caio Portugal, presidente da AELO (Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano), comenta como o setor recebe a medida e o alto investimento em habitação:
“Nosso setor atua como uma extensão da "política de Estado", planejando e entregando áreas urbanas estruturadas, incluindo ruas e infraestrutura. Cerca de 80% do tecido urbano, especialmente em São Paulo, é gerado por loteadores privados, tornando a atividade essencial para a criação de novos bairros. O loteamento regularizado auxilia prefeituras no planejamento urbano, evitando a expansão desordenada”.
Ele informa que o setor é um grande gerador de riquezas e empregos, com investimentos de R$ 23 bilhões em infraestrutura em 2025.
Além da produção habitacional, o programa inclui investimentos em urbanismo, infraestrutura e requalificação de áreas urbanas, com destaque para projetos do Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis, que abrangem melhorias em mobilidade, áreas verdes, espaços públicos e drenagem urbana.
Outro eixo estratégico é o projeto de Novas Centralidades, que prevê moradias integradas a regiões com maior oferta de transporte e serviços, contribuindo para um crescimento urbano mais organizado.
A proposta do governo estadual é enfrentar o déficit habitacional ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento urbano planejado, com geração de empregos, fortalecimento do setor imobiliário e melhoria da qualidade de vida nos municípios.
Do total de unidades previstas, mais de 10 mil moradias já tiveram autorização imediata para contratação, alcançando 146 municípios. O pacote contempla diferentes modalidades de atendimento habitacional, com foco em famílias de baixa renda, especialmente aquelas com rendimento de até três salários-mínimos, por meio de subsídios estaduais e parcerias com prefeituras.
AELO – www.aelo.com.br Caio Portugal, presidente da AELO
Vera Moreira Comunicação Assessoria de Imprensa da AELO (11) 3253-0729 | 99989-6217 vera@veramoreira.com.br




Comentários