Na origem do cristianismo surgiu a Igreja Ortodoxa, no Oriente, que segue um colegiado e liturgias tradicionais. Em 1904, os imigrantes árabes que chegavam ao Brasil, implantaram a religião ortodoxa e hoje, segundo o Censo do IBGE, há cerca de 132 mil cristãos ortodoxos no país.
O Canal Angelini recebe o Pe. Gregório Teodoro, sacerdote Ortodoxo da Igreja Ortodoxa Antioquina, Pároco Coadjutor da Catedral Metropolitana Ortodoxa São Paulo – SP e Assessor do Arcebispado para Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso.
A Igreja Ortodoxa é uma comunhão de patriarcados que comungam a mesma fé, mas respeitam diferenças regionais, tem regras com objetivo de ajudar a facilitar a vida dos fiéis, como o jejum a partir da meia noite antes das celebrações religiosas semanais e seguem rituais de grande beleza.
“Nossa Igreja mantém os rituais antigos, mas é dinâmica e mantém os ensinos do tesouro da fé. Mais que um dogma, a ortodoxia é a maneira própria de viver o Evangelho. Além da Igreja Ortodoxa, a comunidade árabe fundou várias entidades beneficentes. Com a crise da Síria e os refugiados que vieram para o país, ajudamos com assistência financeira, social e médica. No inter-religioso, mostramos que o diálogo do Patriarcado Ecumênico caminha na fé. Rezamos juntos pela Paz”, conta o Padre Gregório.
O programa sobre a Igreja Ortodoxa com o Padre Gregório Teodoro estreia dia 12 de agosto e traz lindas imagens da Igreja Ortodoxa. No Canal Angelini, no Youtube e no Spotify.
Foto: Reprodução/Canal Angelini
Vera Moreira/ Assessora de Imprensa (11) 3253-0586 e 99973-1474 – veramoreira@veramoreira.com.br
Comments