O primeiro “Conexões Ethos” em Curitiba marcou os 15 anos de atividade do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) e abriu o debate sobre temas relevantes do cenário brasileiro, como a agenda do desenvolvimento sustentável e da economia inclusiva, a intensidade de carbono e a economia do Paraná, pois cada vez se mostra mais urgente dialogar sobre as capacidades e oportunidades para a transição de uma economia de baixo carbono.
Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, abriu os trabalhos ressaltando a importância do Ethos percorrer o Brasil e discutir os princípios de equidade e as boas práticas corporativas, provocando o diálogo e o olhar das economias locais, como o cuidado com a agenda ambiental. “Temos que entender de forma definitiva, que no Brasil riqueza é agir em favor do meio ambiente”, afirmou Magri.
Uma das provocações do Conexões Ethos era saber qual a intensidade de baixo carbono na economia do Paraná e região Sul e as oportunidades para o protagonismo e adaptação climática. E o qual o maior desafio? Segundo Natalie Unterstell, superintendente de inovação do Governo do Paraná, a ação já está atrasada: “O que acontece se não agirmos apropriadamente com relação a mudança do clima: todos os cenários são de perda. O cálculo é que se até 2050, não fizermos nada, perderemos até 2% do nosso PIB.”
A agenda do clima é tão importante em nível nacional que a sociedade brasileira já se organiza antes da COP para a realização de um evento em outubro, em Recife, para contribuir com a agenda de redução do carbono, como anunciou Flávia Resende, coordenadora de Projetos de Meio Ambiente do Ethos.
Conexões Ethos – Curitiba | Foto: Divulgação
Já no painel de discussão sobre as iniciativas para promoção da inclusão racial e de gênero nas empresas, o foco foi discutir caminhos para vencer as barreiras tangíveis e intangíveis nas empresas. “Ter poucas pessoas negras num evento como esse não é uma realidade apenas em Curitiba, que nós sabemos que a população negra é menor. É uma realidade nos espaços de poder no Brasil”, observou Giselle dos Anjos Santos, consultora do CEERT.
O Conexões Ethos em Curitiba foi um sucesso e estimula o Instituto a montar outros eventos pelas capitais brasileiras. O próximo evento será em Belo Horizonte, no segundo semestre.
Vera Moreira Comunicação/Assessoria de Imprensa (11) 3253-0586 – 9 9973-1474 – vera@veramoreira.com.br
Comments