top of page

Analistas-Tributários da Receita Federal se reúnem com Ministério da Gestão e Inovação (MGI)

  • Foto do escritor: Vera Moreira Comunicação
    Vera Moreira Comunicação
  • 9 de mai.
  • 3 min de leitura

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, que realizam paralisações e operações padrão semanais em todo o país, vão acompanhar em Brasília/DF, na próxima quarta-feira, dia 14, a reunião do Sindicato da categoria com os negociadores do governo no Ministério da Gestão e Inovação (MGI).


A realização da reunião entre à Diretoria Executiva do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) e os negociados do MGI ocorre após a mobilização dos servidores ingressar na quinta semana consecutiva.


Os Analistas-Tributários da Receita Federal estão mobilizados e exigem a reabertura imediata das negociações salariais e a instauração da Mesa Específica para discutir um conjunto de reivindicações que foram encaminhadas aos negociadores do governo em 2023. Os Analistas-Tributários da Receita Federal cobram do governo a conclusão da negociação salarial que foi iniciada em 2023 e interrompida arbitrariamente pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI).


O presidente do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), Thales Freitas afirma que categoria apresentará uma proposta concreta de reajuste no vencimento básico. Freitas ressalta que os servidores acumulam uma perda salarial superior a 20%. “Vamos, mais uma vez, cobrar o cumprimento do acordo assinado e a reabertura imediata das negociações salariais e a instauração da Mesa Específica para discutir um conjunto de reivindicações que foram encaminhadas aos negociadores do governo em 2023”, reforçou.


Durante a realização da reunião na sede do Ministério da Gestão em Brasília/DF, Analistas-Tributários da Receita Federal vão se reunir para aguardar a apresentação da proposta. “É importante destacar que a nossa mobilização já começa a comprometer as metas fiscais do governo e, também por isto, estamos buscando a abertura do diálogo e da negociação das pautas que são específicas da categoria e que foram apresentadas há mais de 2 anos”, destacou.

 

Mobilização

Desde o início de abril, os Analistas-Tributários da Receita Federal decidiram em Assembleia Nacional ampliar a mobilização e realizar paralisações semanais as quintas-feiras e operações padrão em unidades em todo o País.

As paralisações e operações padrão estão comprometendo à fiscalização, à cobrança, à orientação ao contribuinte na área de tributos internos, até mesmo atividades relacionadas a entrega de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Veja o resultado da Assembleia Nacional. https://sindireceita.org.br/noticias/2025/04/10/resultado-da-agnu-categoria-decide-por-operacao-padrao


As ações de controle aduaneiro e de comércio exterior também estão sendo afetadas pelas paralisações e operações padrão, principalmente à fiscalização, à vigilância e repressão ao contrabando, descaminho e o tráfico de drogas em portos, aeroportos e pontos de fronteira em todo país. Diariamente, os Analistas-Tributários da Receita Federal atuam na apreensão de drogas, cigarros, armas e munições nos portos, aeroportos, pontos de fronteiras e em operações realizadas em todo o território nacional. Uma atividade que está diretamente relacionada com as políticas de segurança pública e também com o combate ao crime organizado.

 

Quebra de acordo

O presidente do Sindireceita, Thales Freitas destaca que as paralisações e operações padrão se devem à quebra de acordo por parte do Ministério da Gestão e Inovação (MGI). Em 2024, a Presidência do Sindireceita e a Secretaria de Relações de Trabalho do MGI assinaram um acordo que previa a abertura, até julho de 2024, de uma Mesa Específica e Temporária de Negociação.

No entanto, de forma unilateral, o MGI rompeu o acordo e encerrou a negociação que deveria tratar do reajuste salarial e de outras demandas dos mais de seis mil Analistas-Tributários, servidores que exercem atividades essenciais para a Administração Tributária e Aduaneira e específicas de Estado.


Freitas reforça que os Analistas-Tributários seguirão mobilizados, cobrando o cumprimento dos termos do acordo assinado com o MGI e a abertura imediata do processo de diálogo em uma Mesa Específica de Negociação.


Veja mais informações sobre a quebra de acordo.

 

 

Diretoria de Comunicação do Sindireceita

(61) 3962-2300 / (61) 3962-2301 - comunicacao@sindireceita.org.br


Assessora de Imprensa

Vera Moreira/ (11) 3253-0729 e (11) 99989-6217 - vera@veramoreira.com.br

Comments


bottom of page