top of page

IFPA reforça presença no Brasil com ações estratégicas e crescimento do setor de produtos frescos

  • Foto do escritor: Vera Moreira Comunicação
    Vera Moreira Comunicação
  • 6 de ago.
  • 3 min de leitura

A International Fresh Produce Association (IFPA), entidade global que representa toda a cadeia de frutas, flores, legumes e verduras (FFLV), encerrou o primeiro semestre de 2025 com avanços importantes no Brasil. Com presença ativa em 55 países e 2.900 empresas associadas — sendo 150 brasileiras —, a IFPA reforça seu compromisso de transformar dados em ação e promover o desenvolvimento sustentável do setor.


Entre janeiro e junho, a IFPA realizou 14 Workshops, quatro Campanhas de Sazonalidade gratuitas e cinco Cafés da Manhã com executivos do varejo e da produção agrícola, reforçando seu papel como articuladora de conhecimento, tendências e boas práticas para o segmento. Os workshops para o varejo proporcionaram treinamento para mais de 1.400 colaboradores de redes supermercadistas, com conhecimento passado pelos maiores produtores brasileiros que estimulam o consumo consciente e contribuem para um ambiente de negócios mais profissionalizado no time de FFLV.


A entidade também marcou presença como convidada em três eventos estratégicos do setor: APAS Show 2025 – Fórum, ExpoSuper 2025 e Hortitec 2025. Nesses encontros, representantes da IFPA apresentaram dados de mercado, defenderam a valorização da produção nacional e debateram políticas públicas para estimular o consumo de FFLV, além de fomentar o relacionamento entre diferentes elos da cadeia.

 

Impacto das mudanças climáticas


Mesmo com os desafios climáticos no início do ano, como chuvas intensas e períodos de seca que afetaram culturas como abacate, citrus e verduras, o abastecimento no mercado interno se manteve estável. Segundo a IFPA, os preços oscilaram apenas em produtos pontuais, como ovos, tomate e banana, sem impactos estruturais no consumo ou na oferta.


A IFPA recebeu o status de observadora da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, representando a comunidade de produtos frescos e flores nas negociações climáticas. A vice-presidente de sustentabilidade da IFPA, Tamara Muruetagoiena, atua como representante da organização na UNFCC. A entidade vai participar ativamente da COP-30.

 

Pesquisas que orientam estratégias comerciais


Uma das ações de destaque da IFPA no semestre foi a divulgação da pesquisa nacional conduzida pela Fruto Agrointeligência e Ilumeo, que traçou o perfil do consumidor brasileiro de produtos frescos. O estudo revelou que 85% consomem FFLV mais de três vezes por semana, 67% são mulheres e mais da metade prioriza alimentos de origem nacional e com atributos sustentáveis, como orgânicos e livres de açúcar. Esses dados têm guiado varejistas e produtores na adoção de estratégias mais alinhadas às demandas do consumidor moderno.


Outra pesquisa se reflete nos resultados do varejo. Segundo dados da Scanntech, os perecíveis representaram 31,4% das vendas no setor alimentar em 2024, com destaque para frutas, que puxaram um crescimento de 15%. Essa tendência se intensificou em 2025, estimulando o investimento em sortimento, exposição adequada dos produtos e táticas de fidelização, com o apoio técnico da IFPA.


Além das pesquisas e de um calendário de ações no Brasil, a IFPA promove a maior edição da The Brazil Conference & Expo, o principal evento da cadeia FFLV na América Latina, com uma feira de tendências e lançamentos junto com um amplo conteúdo para debater o futuro do setor. Esse é o grande encontro de produtores, varejistas, distribuidores e especialistas globais.


E para completar, pelo quarto ano consecutivo, a entidade lidera a delegação brasileira para a Global Produce & Floral Show, em outubro, nos Estados Unidos, reforçando a conexão internacional do agro brasileiro.

Comentários


bottom of page