A Clinics, revista científica do Hospital das Clínicas de S.Paulo, traz na sua edição de janeiro, estudo realizado pela Universidade Federal de Medicina do Mato Grosso Sul, sobre a vulnerabilidade à Aids entre idosos de um centro urbano na região central do Brasil.
Foram realizadas entrevistas para avaliar a presença de fatores cognitivos e comportamentais associados a transmissão do HIV entre idosos que freqüentam centros comunitários sênior em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. A maioria dos indivíduos relatou ter conhecimento sobre a AIDS e estavam cientes de que os idosos são mais vulneráveis à doença.
Parceiros casuais e múltiplos representaram 12% e 34% das experiências relatadas a relação sexual, respectivamente. O estudo da equipe médica concluiu que o sexo desprotegido foi o fator responsável principal para a vulnerabilidade à Aids entre os idosos. Esse estudo é extremamente importante para a urgente discussão sobre o avanço da Aids nesse público.
A edição completa de janeiro está no site http://www.clinics.org.br/search.php?cmd=busca&edicao=29
Edição de janeiro de 2012 Revista Clinics – www.clinics.org.br Fontes – Dr Maurício da Rocha e Silva – editor da Clinics Dra Marta Driemeier – E-mail: martadriemeier@yahoo.com.br Tel. 55 67 8111-8986
Vera Moreira/ Assessora de Imprensa/ Tel (11) 3253-0586 veramoreira@veramoreira.com.br
コメント